20 de mar. de 2013

Quero namora, e agora?



“Os meus amigos namoram e eu estou aqui chupando dedo!”, “quero arranjar uma namorada”, “quando será que Deus vai me dar uma namorada?”, essas são algumas perguntas e dúvidas que estão na sua cabeça hoje. Falar de namoro me faz pensar em três etapas: A primeira é a escolha da menina que você vai namorar, a segunda etapa é quando você está namorando e a terceira é quando o namoro vira um casamento.

Vamos então à primeira etapa:
Com quem eu devo namorar?

Cada pessoa tem seu estilo, seu gosto, sua maneira de pensar no futuro, sua crença, etc. A pessoa com quem você deve namorar deve fazer parte do seu estilo de vida, do seu gosto, deve compartilhar de alguns pensamentos como o seu, mas a coisa mais importante é procurar uma namorada sábia. Sábia? Como assim? Vamos ler provérbio 1:7 para você entender:
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.
Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus, sendo assim sua namorada embaixador, deve primeiro temer a Deus. Será muito difícil namorar alguém que não esteja caminhando com você no mesmo caminho. 
Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: "Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo."  2 Coríntios 6:14-16 
Você não tem que namorar com a primeira que aparecer, você deve namorar com quem você ame, com quem você tem alegria de estar do lado, com quem te completa, com quem te faz feliz e não namorar apenas porque a menina é a mais bonita da igreja ou porque a menina está te dando mole. Isso é coisa de quem não é embaixador.

Quantas vezes você falou que amava... tome cuidado com seus sentimentos, na verdade tome muito cuidado. Vejo embaixadores que a cada mês gostam de uma menina diferente. Antes de começar a namorar tenha certeza dos seus sentimentos. Olhe a foto ao lado, ela ilustra muito bem o que estou querendo dizer.

Se você ainda não conseguiu tirar conclusões de quem você deve namorar, vamos lá: Uma menina que sirva a Jesus, uma menina que você ame, uma menina que tenha alguns projetos para o futuro semelhantes ao seu (Exemplo: você tem um chamado para ser um missionário e a menina não acha isso uma boa idéia, provavelmente não vai dar certo).
Provérbios 5:3,7-8 Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; Agora escute, meu filho, e não esqueça o que eu estou dizendo! Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa! 
Outra coisa, você já parou pra pensar em quem você é? Você é um menino sábio? Comprometido? Ouvi uma vez e vou repetir aqui, príncipe namora com princesa e se você não é um príncipe como quer namorar uma princesa? Como diz o Datena: Me ajudaê, pô!

Agora que você entendeu com quem você deve namorar, ore. Ore pela menina que você gosta e se ela também gosta de você, orem juntos. Quer uma dica: Não comecem a namorar cedo, esperem mais um pouco... mais pra frente no estudo você vai entender o porque.


Você orou, esperou e então chegamos à segunda etapa:
Você está namorando.

Quando você está namorando você precisa se perguntar, porque eu estou namorando? E se você não tiver uma boa resposta tenho que te dizer que você começou a namorar antes da hora. Vejo muitos adolescentes namorarem por namorarem, simplesmente por beijar na boca e existem já os casos de namorados mantendo relações sexuais.

A segunda pergunta que você deve fazer a você mesmo é, meu namoro está me fazendo bem? Tem gente que começa a namorar e se sente um prisioneiro. Namoro e casamento não são uma prisão, é algo pra te fazer feliz ao lado de alguém que você ama, como ser triste vivendo assim? Só se sua escolha tiver sido errada.

A terceira pergunta deve ser, meu namoro agrada a Jesus? Você tem respeitado sua namorada e ela tem te respeitado? Você sabe das suas franquezas como homem, você tem conseguido vence-las no namoro?

As respostas que eu acho ideais às perguntas anteriores são, porque eu estou namorando? Porque eu quero casar com a minha namorada. Meu namoro está me fazendo bem? Muito bem, melhor impossível! Meu namoro agrada a Jesus? Sim. Agora se você não sabe o porquê de estar namorando, você se sente um prisioneiro no seu namoro e/ou sabe que seu namoro não está agradando a Jesus, preciso te fazer outra pergunta: Porque você está namorando?

Vamos pensar agora sobre o tempo de namoro, mas antes vamos ler a Bíblia:
Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo. 1 Coríntios 7:9 
Quanto mais tempo você namora, mais íntimo você fica da sua namorada e aí é que entra o 1 coríntios 7:9. Agora pense comigo, se você começar a namorar com catorze, quinze, dezesseis anos você vai namorar quatro, cinco anos ou mais antes de casar, será que você é capaz de manter seu namoro santo por tanto tempo? Sendo bem sincero, eu acho bem difícil.

Outro ponto negativo de começar a namorar cedo é que os dois, tanto você como a menina ainda são bem imaturos e a primeira crise no namoro vai acabar com o relacionamento de vocês.


Namorou, namorou, namorou...
Chegou a hora de casar e esta é a terceira etapa:
Quando o namoro vira um casamento

Vamos ler I Coríntios 7:2 para continuar o estudo:
Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido.
Primeira coisa que tenho que te falar, se você realizou muito bem as duas primeiras etapas essa será uma conseqüência.

Se você escolheu uma menina sábia olha o que diz em provérbios 14:1: A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos.

Se você a ama de verdade, você dará a vida por ela, irá protegê-la, tratá-la com respeito, orar por ela e com ela: Efésios 5:25 - Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. 1 Pedro 3:7 - Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês.

Para concluir queria ler com você Provérbios 31:10-31:

Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas! O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho. De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias. Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas. Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas. É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite. Ela prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas. Ajuda os pobres e os necessitados. Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir. Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos. O seu marido é estimado por todos - é um dos principais cidadãos do lugar. Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes. É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: "Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas." A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o SENHOR Deus será elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.

Autor: Conselheiro Jullyander de Lacerda
Conselheiro da Embaixada Raimundo Fortunato.
Fonte:  tenho5ideais

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons